Carta aberta aos jornalistas e a toda militância, um apelo.



Carta aberta aos jornalistas que não são da massa cheirosa e a esquerda brasileira


Amigas e amigos, devo confessar que é a primeira vez na minha vida que não consigo tomar partido em uma disputa, para mim, é até estranho. Busco inspiração em  Lula, nosso grande conciliador. 

Diversionismo e testosterona

A dimensão que tomou esse atrito na nossa militância é a coisa mais triste dos últimos dias, e olha que temos muito a lamentar com o governo Temer. A pendenga veio em um momento, como todos sabemos, inoportuno. O que é isso companheiros? Só tem homem nessa história, excesso de testosterona? Há de se manter a calma, jovens não tem paciência com os mais velhos e vice-versa.

A trajetória 

Minha história com blogs e  jornalistas da blogsfera brasileira é antiga, conheço Miguel do Rosário,  Eduardo Guimarães, PHA, Nassif, Emir Sader, Azenha, Alexandre do MegaCidadania, Tijolaço, Luiz Muller, Socialista Morena, Mino Carta, o saudoso Paulo Nogueira,  Attuch, Paulo Moreira Leite, gente que alguns,  sigo a mais de uma década. Alguns conheço pessoalmente, pela internet e outros acompanho as matérias.  Stoppa conheci em 2015, na mesma época que o  Wellington, e mais recentemente Marcia Tiburi, Tássia, a nata da esquerda... Os legalistas novos começaram a surgir e se unir, a causa era e é urgente. Gente que eu admiro a inteligência, respeito a trajetória, o trabalho sério, comprometimento e profissionalismo. Acompanho todos os blogs e portais progressistas. Politica, cultura e informação que fura o bloqueio midiatico da Globbels... Alguns gosto mais do estilo, outros menos, não concordo com tudo que eles dizem, mas é pra ser assim, certo? Não somos manada como no lado de lá. Nossa rede legalistas multinacional pelo Brasil é incrível,  temos notícias, informações importantes e furos, a gente também pauta o “PIG”. A responsabilidade é grande, eles também sofrem  perseguição do arremedo de  justiça que temos hoje e como se não bastasse, ainda tem os fascistas. São admiráveis e incansáveis, ainda mais se pensarmos que eles não possuem a máquina e o investimento financeiro como na grande mídia.

O respeito merecido

Os companheiros Paulo Pimenta e Wadih Damous do PT,  merecem o nosso respeito e carinho. É muito fácil cobrar, mas quem está lidando com a corja olho a olho, dia após dia são eles. Não se aponta defeitos no trabalho  sério  de gente que confiamos, atacando sua  honra, basta a mídia porca. Não pode ser na cotovelada. Questionamentos sempre vão surgir, e é justo cobrar, mas sem ataques. 

Blogueiros Duplo Expresso

Também gostaria de entender qual o problema com os documentos do DE que não podem ser aproveitados.  Eu sou petista de coração desde os 14 anos, com a ameaça do golpe me filiei em dezembro de 2015 e defendo com unhas e dentes o nosso legado,  Lula e  Dilma. Nessa época perdi muitos amigos mas ganhei um milhão de outros, é capital humano no melhor sentido do termo. Na mesma época, conheci Marcia, Nara, Adriana, Wellington, Dje,  Edgar, Namir, Cejane, Gecy, Cleire, Maristela, Carla, é tanta gente e me perdoem, não dá pra pôr o nome de todo mundo, o mesmo para as cidades, que são muitas, Munique, Cidade do México, Paris, Roma, Nova York, Bologna, Londres, Berlim, Colônia, Buenos Aires, Frankfurt, Bremen, Milão, Bruxelas, Lisboa.  Na Bélgica, Itália,  México, EUA,  Alemanha, Holanda, Inglaterra, Angola… me perdoem se cometi a injustiça de não citar todo mundo, nem cabe... Somos uma rede por assim dizer “azeitada”, gente que eu adoro e sei como são sérios, comprometidos  e empenhados, sim, há divergências mas aonde não há?

Não conheço o Romulus, nunca conversamos nem trocamos mensagens eletrônicas. Acho ele brilhante mas estressado, embora também saiba que todo mundo tá nervoso com a situação brasileira, tem gente com depressão e ansiedade, as pessoas se exaltam. Esse golpe tá sendo difícil pra todos nós. Agora para o bem geral da nação contra o golpe, devemos nos unir para evitar que isso aconteça. Há os questionamentos do Nassif, soube que o Romulus respondeu ponto a ponto, ainda não li, porque é importante que tudo fique claro e não reste nenhuma suspeita. 

Comunicação virtual

Trocar farpas tipo “quinta coluna”, “traidor”,  “espião da Cia”, “postar prints de whatsapp” sem a autorização da outra parte, “marcas d`água”, colocar grupos uns contra os outros, sim, porque nós que assistimos a tudo isso, parece estarmos torcendo para times,  estamos do mesmo lado. O compromisso da jornalismo é com a verdade. Devemos sim cobrar os nossos políticos e os legalistas que estão na linha de frente,  alertá-los, sugerir pautas que a grande mídia esconde, mas sempre com respeito. Já temos o outro lado para fazer isso de forma difamatória. Postagem com ataques, simpatizantes  indo ofender os outros em seus murais, não tá certo. Não dá  pra fazer isso esquerda brasileira, já é difícil quando estamos unidos, imagina quando nos atacamos numa briga sem propósito? Isso sem contar a “esquerdinha” da V. Clementino e do Leblon.

É justo se retratar aos deputados

Por que um pedido de retratação? 
Analisei o caso e todos seus meandros. Não foram questionamentos aos deputados e sim acusações em busca de uma atenção para o documento em questão. O outro assunto pendente de Dezembro de 2017 pode ter influenciado, mas não justifica o exposto acima. Penso que Wellington e Romulus devem fazer isso PRIMEIRAMENTE, por LULA. Segundo, pela nossa militância que deseja ver o trabalho de vocês evoluindo. Terceiro, pela justiça aos combativos deputados. E rogo aos deputados que aceitem essa retratação. E se todos apoiam Lula, temos algo muito importante em comum, nada mais justo, realizar este gesto de humildade.  

 A luta contra o golpe no mundo, nas ruas e nas redes

A partir de 2015  conseguimos unir toda essa moçada que mora no exterior junto com dezenas de nomes da esquerda brasileira e internacional, e apoio de legalistas de cá e de lá. Colaboramos também com blogueiros, jornalistas na França  ,Alemanha, Suécia.  Na Alemanha  o jornal Jungewelt faz toda a cobertura da derrocada brasileira pós 2016. Aqui no exterior todo mundo sabe que foi golpe.  Produzimos matérias, vídeos, traduções, entrevistas, panfletos,  organizamos conferências, manifestações, somos também ativos nas redes, criamos e  compartilhamos muito conteúdo. Temos contatos também com partidos, sindicatos e grupos de direitos humanos nesses países. Estamos traduzindo um livro de Lawfare contra Lula para o alemão. Tudo isso trabalho voluntário, com doações e apoio da sociedade civil organizada e sindicatos.  Em Amsterdam, no primeiro encontro,  todos os “cabeças” do movimento, compareceram, foi muito bacana, um aprendizado. Foi bom mas também confuso, houve desentendimentos. Somos inexperientes, estamos aprendendo. Por favor, não fechem as portas ao diálogo. A militância nacional e internacional funciona muito bem quando trabalham juntas, eu acredito que somos a maior e bem mais organizada frente para defender um país no mundo, pra destruir é o que não falta. Vamos botar isso em risco? Querem botar a corda no pescoço do Lula que representa a gente, indiretamente é prender a todos nós que confiamos nele. Não podemos nos dispersar, perder o foco, que é nossa soberania e fincar pé ao lado de Lula. Toda luta merece respeito, afinal todos os envolvidos querem o mesmo. 

Tretas e afins 

Não é o primeiro desentendimento nem será o último, posso citar vários casos. Demonizaram o pessoal do volta Dilma. PHA foi acusado  de trair o Lula quando fazia críticas e cobrava os governos petistas. As feministas ficaram bravas  com Nassif. Treta com  Edu Guim e amigas.  Mino qdo defendeu a expulsão do exilado italiano.  E eu mesma tive desentendimentos com vários. Fortes me bloqueou porque deletei sem querer uma postagem que ele participava, debatíamos  na época  o fato de Lula buscar apoio de Maluf pra eleger o Haddad em SP.  A Sandra me bloqueou, alegou que eu a perseguia,  porque marquei ela em uma postagem pedindo trégua nas brigas da esquerda.  E tenho que fazer meu "mea culpa" aqui também,  cortei o canal de contato com Miriam Moraes, Giuditta, Cleusa, Denise, com minha amiga de Fortaleza, com o casal Alê e Roseli de Brasilia,  o Francisco de Munique, pessoas que eu admiro e gosto muito, mas por desavença, na hora da raiva e até  por ciúmes (o mais bobo dos sentimentos) não nos falamos mais. Quero procurá-los para desfazer os mal entendidos, hora de unir a galera toda, não há tempo a perder, não podemos levar a coisa para o lado pessoal. É uma chamada ao momento grave que vivemos, se prenderem Lula a repressão vai se voltar contra quem luta por Lula tb, ou seja, a gente. Os militares estão a postos, quantos legalistas temos do lado de lá? nenhum declarado que eu saiba. Nossa corda é a mais fraca. Sem união não vai dar, ou a gente concentra o fogo cerrado nos inimigos reais e para de se digladiar  ou quem vai sofrer somos todos nós, todos juntos para o precipício, loucos, alucinados,  esquerda, patos  da classe média alienada, índios, negros, mulheres, nordestinos,   pobres. Porque os verdadeiros corruptos ainda estão soltos e a justiça os protege.   Fico angustiada quando penso que também estou lutando por um Brasil  melhor para quem nos calunia. Os golpistas e seus aliados da mídia e justiça vão bem, obrigada, enquanto o Brasil derrete eles estão rindo de nós, conseguiram exatamente o que queriam, tomaram de volta o poder desonestamente, que é a única coisa certa que parece que eles fazem.  Isso é um PEDIDO de TRÉGUA entre a gente, dá esquerda, humanistas, legalistas, lúcidos em geral. Não há 2as. intenções em minhas palavras além do obvio ululante, não sou traidora da causa, nem agente infiltrada. Peloamordedeus! Vamos parar  um pouco com a paranóia. 

 Não vou me render e nem perder a esperança

A gente gritou não vai ter golpe, gritou nenhum direito a menos, e o que a gente vê é só perdas, agora a justiça se uniu aos políticos corruptos e querem prender Lula para ele não participar das eleições. Queremos de volta a nossa soberania, que o voto seja respeitado, democracia plena, não à intervenção militar, não  ao desmonte de nossas empresas, venda de nossas riquezas e ao congelamento nos investimentos em saúde e educação.

Não podemos permitir a política de terra arrasada de tucanos/pmdb (oops, MDB) e demais partidos golpistas.

A confiança 

Confio nas pessoas que conheço, todos os citados estão na luta do mesmo lado da trincheira que eu,  se houver motivo pra desconfiar, deixar alguém no caminho, tenho que questionar as razões, sempre fico preocupada com esse clima de caças a bruxas. Ninguém precisa concordar comigo, ninguém precisa compartilhar, podem discordar (com respeito),  mas as redes, para o bem ou para o mal estão ai pra isso mesmo, é como gritar no meio da multidão. Eu tenho todo o suporte, consultei amigos na militancia no exterior e no Brasil antes de soltar esse PEDIDO de TREGUA. Estou preparada porque sei que alguns vão "cair matando"   e entendo o risco ao qual me exponho, espero que não aconteça, mas se acontecer, estou preparada. Quem fala o que pensa ouve o que não quer, mas disso eu já sabia. 

Não se esqueçam

Nosso trabalho contra o golpe também representa o grito e os gemidos de dor da primeira índia brasileira estuprada pelo invasor e do 1o barco negreiro que aportou em nossas terras. Esquerda, vamos que vamos, juntos somos mais fortes. Como dizia Che, “há de endurecer, mas sem mais perder a ternura”. 

Eu nasci em 1970 na ditadura e vou morrer na ditadura? não quero! Desalentos ocasionais, mas sempre na luta. Persevero.



Erica Caminha 

Grupo PT e Simpatizantes na Alemanha
Fibra (Rede de Brasileiros no Mundo Contra o Golpe)

PS: Aproveito pra já ir avisando do 2o. encontro internacional contra o golpe, por Lula, nossa democracia e soberania, em Munique ou Berlim sem data definida e ele não acontecerá se não trabalharmos em simbiose. Precisamos de vocês. Um grande abraço afetuoso a todos meus amigos. E que a verdade e a conciliação seja nosso mote.

PS2: A 1a. edição dessa carta estava mal diagramada, a anos não mexia nesse blog antigo, não lembrava como fazer, também acrescentei algumas frases para ficar mais objetivo o texto, sinto pelo transtorno.






.

Comentários

  1. Foi treta demais... do menorzinho ao maior com "seguidores" não gosto deste termo mas.. vimos verdadeiras guerras, com demonização de figuras nossas conhecidas aqui do face, e de Esquerda. Também quem suporta um golpe de estado e não surta? O golpe deixou todos fora do eixo...

    No caso dos blogueiros x Pimenta e Wadih, acompanhei de longe, mas tô com análise do Stoppa: e se o documento fosse falso e botassem os deputados numa saia justa? Merecetia uma perícia como ele propôs, após isso acho que seria o caso de se publicar.

    Que botem a mão na consciência e parem, vejam aonde erraram e respeitem a opinião do outro. Mas aqui a hipocrisia da esquerda: uns criticavam quem pedia "anulação do impeachment, volta Dilma" - e as pessoas do movimento, estavam errados? Não! Porque todos queriam que houvesse a anulação por parte do STF. Apenas o ego humano querendo comandar. Foi feio de ver: termos jocosos, desmerecendo a luta de quem queria Dilma de volta, entre nós?...
    Vi muita "gente boa" reclamar de Dilma e o seu "Ministro da Fazenda" eu entendia aquilo como uma sobrevida de governo, mas houve os que preferiram tacar pedra.. isso gerava todo uma energia. Detestei quando ela indicou Kassab pro governo, - um péssimo prefeito em SP, e o que aconteceu? Votou pelo impeachment: golpista! - mas se tivesse seguidores, não teceria críticas tão pesadas quanto de certas figuras masculinas da Esquerda e do PT! Inclusive dois que questionei, e deixei de acompanhar, por tanto machismo. A ingenuidade da Esquerda foi essa: de achar que estava fazendo um bom trabalho, com sua críticas, e na verdade estava jogando Dilma aos leões.

    Hoje eu tive meio que um pesadelo: imaginava o governo Lula, com tudo em dia pra nós, pro povo e caminhando pra melhora, a democracia, os nossos direitos, aí eu acordei e pensei: "meu Deus, como está o Brasil hoje? É ou não é um pesadelo?!...


    Sem uma Esquerda forte, tanto da CUT como das lideranças do PT reinvidicarem paralisação geral, greves, etc. e o povo se viu perdido...e foi pena pra todo lado! ...
    Oi Érica sou a Fáh do face.

    ResponderExcluir
  2. Excelente ! Disse o que eu gostaria de dizer. Por isso, subscrevo. Precisamos nos despir dos nossos sentimentos individuais, para focar na causa. Entender que a causa deve ser mais importante do que nós mesmos. Enfrentar o golpe e todos os seus desdobramentos deve ser o nosso foco principal. Gostei da ideia da retratação. Conciliar traz a paz social. Peço que tenhamos paz entre nós.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do artigo.
    Realmente uma reflexão.
    Após ler, estou pensando em iniciar uma campanha dia a dia pela retratação.
    Comentários todos são bem vindos para uma tag que pede a retratação do Duplo Expresso.
    Acho que nossos deputados Paulo Pimenta e Wadih Damous merecem esse nosso carinho.

    Com Lula sempre. #QueroVotarEmLula

    ResponderExcluir
  4. Brilhante, Erica! Um desabafo, uma bandeira branca, um olhar mais afastado que faz toda a diferença! Estamos há 4 anos em debate frequente pela democracia, postando o que a grande mídia esconde. Temos, toda a esquerda, um exemplo sim a nos guiar, Lula. Neste momento precisamos de um herói que nos una, para depois não precisarmos mais, quando tivermos justiça para todos realmente. Aí,sim, nãoprecisaremosmais de heróis.

    ResponderExcluir
  5. Belíssimo texto, se não fosse explicitado um pedido de perdão aos Deputados e aos desumanos bloqueiros que muito me deixaram triste, com seus argumentos que mais pareciam pontas de lança rasgando estratégias de sobrevivência dos entes inocentes que moram no Brasil. O texto deixa claro que não é uma conciliação é uma imposição para que se retratem. Concordo com a luta ser travada e direcionada para salvar Lula, porque é o que importa, sangrar e frgmentar a militância não nos trará a vitoria. "Sou apenas um petista que passeia pelos blogs e acompanhou a treta".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

WhatsApp Civilizatório #BolsonaroNao #EleNão #DitaduraJAMAIS

Estamos no começo da barbarie